Como surgiu o Rei Momo?

O Rei momo é uma figura que vem da mitologia grega, mais precisamente do deus grego Momus.

Momus era a personificação da sátira e do deboche, um deus de escritores e poetas, era um ser perverso, adorava fazer os outros se sentirem culpados e fazia críticas injustas pelo simples motivo de sentir prazer em diminuir a auto estima dos outros.

Rei momo momus
Estátua retratando o deus Momus e sua boca de onde só saíam críticas e comentários negativos.

A própria palavra μομφή (momfí), da qual se origina seu nome, quer dizer “censura, culpa, crítica, injúria” em grego.

Era tão debochado que incomodava até os deuses do olimpo.

Ironizou Hefesto por ele ter feito os homens sem portas no coração, onde se poderia ver seus reais pensamentos. Disse a Afrodite que ela falava demais e usava sandálias velhas e usadas. Chegou até a criticar Zeus lhe dizendo que era um deus violento e mulherengo, sendo que seus dois filhos eram tão defeituosos quanto o pai.

Por pertubar tanto no Olimpo, foi expulso da morada dos deuses gregos.

Da Grécia Antiga para as festas romanas

Já na antiga Roma, haviam festas que mais tarde dariam surgimento ao nosso carnaval. Eram as chamadas “bacanálias“, cerimônias que celebravam o deus do vinho e da liberdade Baco. Por incrível que pareça, essas festas tinham um caráter religioso no início, celebravam o bom tempo e as boas plantações, foi só com sua grande popularidade que elas começaram a ficar mais selvagens. Começaram a ocorrer embates violentos e todo tipo de promiscuidade na festa, a coisa ficou tão fora de controle que o senado teve que impedir a festa de continuar sendo realizada.

Foi nas bacanálias que surgiram os primeiros Rei Momos, eram as pessoas que mais se destacavam na festa e portanto tinham direito a um tratamento diferenciado. Apesar de ser ter o nome do deus grego Momus, sobre qual falavamos anteriormente, nas bacanais o Rei momo era escolhido entre os participantes por sua beleza física. Como os romanos valorizavam o vigor físico, o Rei Momo daquela época com certeza era totalmente diferente daquele que conhecemos hoje, que geralmente está bem acima do peso ideal.

Como o Rei momo chegou ao Brasil

A figura do Rei Momo voltou ao carnaval que acontecia em diversos lugares do mundo, porém a festa já não era tão nefasta como a 2 mil anos atrás além de agora marca o início do período religioso da quaresma.

Em 1933, no carnaval do rio, o prefeito da cidade deu início a festa passando a chave da cidade para o eleito Rei Momo do Rio de Janeiro. O Rei Momo por sua vez com a chave dá ínicio a festa do carnaval. O ritual virou tradição que viria se repetir todos os anos.

O papel do Rei Momo no carnaval do Rio não é limitado a começar a festa, ele é responsável por animar blocos, bailes e eventos durante o carnaval, por isso que geralmente uma pessoa gorda e extrovertida que costuma ser eleita pra desempenhar a função, que é tão importante que desde 1968 é regulada por Lei no Estado do Rio de Janeiro.

Rei Momo Magro
Via de regra o Rei Momo é gordo, porém há exceções. Em São paulo o limite mínimo para ser Rei Momo era 100 kg, Gledson Fonseca, embora esbelto, tinha mais do que isso devido a sua altura e acabou sendo eleito.

Deixe um comentário